Brincadeiras que brincavas mais
Vídeo 4K, 165’ loop
Com: André Vaz, Ana Almeida e Filipa Almeida, Eufrásia Capucho, Guilherme Figueiredo, Selene Falcão, Rúben Fernandes, Mafalda Costa, Martin Bruce, Inês Peres Mesquita, Carolina Grilo Santos, Teresa Arega, Ari Ferreira Pontes (Papi), Ana Rosa Costelha (Mami) e Letícia Costelha

Brincadeiras que brincavas mais é um vídeo que integra parte de uma investigação sobre brincadeiras de infância. A partir de diferentes formatos, o vídeo apresenta excertos de entrevistas e conversas gravadas acerca deste tema com pessoas de contextos e faixas etárias distintas. Refletindo essencialmente no panorama português, partilham-se diferentes experiências de brincar, sonhar e desenhar. Abordando também assuntos sociais como a separação de género, educação, regras, parentalidade e orientação sexual, entre outros.


Os cartões que aparecem ao longo do vídeo são depoimentos anónimos de pessoas que me escreveram na apresentação da minha performance “sobre as brincadeiras de infância” apresentada em conjunto com o projecto do Bastidor na ESAP, na Branda e nas segundas da Z, na ZDB. Os desenhos que também aparecem ao longo do vídeo são desenhos meus e do meu irmão Rúben Pontes, da nossa infância. Muitos são só do Rúben que fazia labirintos para eu brincar, alguns são meus, muitos são em conjunto ou versões distintas minhas e do Rúben do mesmo desenho.

Exposições:
Brincadeiras que brincava mais, Showcase at Fisga, Porto